Ortofisi Clínica Ortopédica
Grupo de Cirurgia do Joelho Ortofisi
21 98368-0282
21 2468-1050

Ruptura do ligamento cruzado anterior

Uma das articulações mais complexas do organismo é o joelho.

Ela Ã© responsável por absorver e transmitir as forças que passam por ela, alem de manter a estabilidade durante uma atividade física para suportar o peso do corpo. Essa função deixa o joelho suscetível a possíveis lesóes, entre elas a ruptura do ligamento cruzado anterior.

Os sinais e sintomas decorrentes de uma lesão do Ligamento Cruzado Anterior variam muito de pessoa para pessoa . Eles dependem da intensidade do trauma, da existência de lesões associadas , do biotipo da pessoa , da sensibilidade do paciente à dor e da cronicidade da lesão. A ruptura acontece em dois níveis: uma ruptura parcial, onde o ligamento pode ter chances de cicatrizar, e a ruptura total, onde o ligamento não cicatriza e o joelho fica exposto a um alto grau de instabilidade.

O mais comum é que essa ruptura ocorra em práticas esportivas. Geralmente é ouvido um estalido e logo em seguida a dor intensa que impede que a pessoa apoie seu pé no chão. O inchaço do joelho vem seguido da limitação de movimentos, como dobrar ou esticar a articulação.

O ideal é procurar especialistas para que esse problema seja resolvido a tempo. A Ortofisi disponibiliza profissionais especializados em cirurgia do joelho. Aos primeiros sintomas entre em contato conosco, estaremos sempre prontos ao atendimento.