Ortofisi Clínica Ortopédica
Grupo de Cirurgia do Joelho Ortofisi
21 98368-0282
21 2468-1050

Mão

Síndrome do túnel do carpo é uma doença muito comum e se caracteriza pela compressão do nervo mediano ao nível do punho. Se manifesta com dor, dormências e perda de força nas mãos. È mais comum nas mulheres e na faixa etária de 40 a 60 anos. O nervo mediano, que é o mais importante da mão, fica
apertado no punho pelo ligamento transverso do carpo. Os sintomas são mais frequentes no polegar, indicador e médio e pode haver uma sensação de peso que vai até o ombro.

O diagnóstico é feito através do exame físico do médico especialista(cirurgião de mão) e complementado por exames de condução nervosa. Uma vez diagnosticado, o tratamento é eminentemente cirúrgico, estando reservado a casos iniciais o tratamento conservador com imobilizador, fisioterapia e anti-inflamatorios.

O tratamento cirúrgico apresenta bons resultados, é realizado sob anestesia local, com baixa morbidade e deve ser realizado por médico especializado em Cirurgia da Mão. Quando não tratada a síndrome do túnel do
carpo pode levar a perda de sensibilidade das mãos, perda de força, atrofias musculares, podendo deixar sequelas irreversíveis.