Ortofisi Clínica Ortopédica
Grupo de Cirurgia do Joelho Ortofisi
21 98368-0282
21 2468-1050

Artroscopia

A Artroscopia do joelho é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo utilizado para diagnosticar e tratar diversos tipos de patologias no interior da articulação, entre elas: lesões meniscais, lesões ligamentares, lesões da cartilagem articular, retirada de fragmentos livres, artrose moderada, lesões sinoviais inflamatórias, osteocondrite dissecante, sinovite vilonodular, entre outras.

São feitas 2 ou 3 pequenas incisões. Em uma delas se utiliza o artroscópio, um instrumento da espessura de um lápis que, introduzido no joelho, permite a visualização da articulação. O artroscópio, através de sua fibra ótica, transmite as imagens do joelho através de uma microcâmera para um monitor de TV. Através de outra incisão pequenos instrumentos – como pinças, tesouras, bisturi artroscópico, shaver (que é um aparelho motorizado) são utilizados para realizar os procedimentos cirúrgicos.

A pós-operatório na artroscopia é muito mais simples que na cirurgia aberta, geralmente com alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia. O paciente pode caminhar com descarga de peso ou com muletas em alguns casos. O tempo de recuperação é rápido e a reabilitação deve ser feita de acordo com protocolos fisioterápicos.