Ortofisi Clínica Ortopédica
Grupo de Cirurgia do Joelho Ortofisi
21 98368-0282
21 2468-1050

Ombro

O ombro é a articulação mais móvel do corpo humano, necessitando, portanto, de uma excelente estabilização para que sua função seja mantida de forma adequada. Diversas estruturas contribuem para o bom funcionamento da articulação, porém estas mesmas estruturas podem ser acometidas por lesões degenerativas e/ou traumáticas, o que pode determinar diversas queixas, dentre as quais as mais comuns são dor e instabilidade.

As causas mais comuns de dor no ombro são as tendinites, calcificações e rupturas dos tendões do manguito rotador, a artrose do ombro e da articulação acrômio-clavicular, além das fraturas.

A instabilidade pode se manifestar de diversas formas, porém as mais comuns são as luxações recidivantes (repetidas) – que podem ser causadas por um evento traumático no ombro (ex: durante quedas ou atividades esportivas) ou serem decorrentes de hiperfrouxidão (geralmente uma característica inata do paciente).

A cirurgia do ombro é uma das áreas da ortopedia que mais evoluiram nos últimos anos, destacando-se aí as artroplastias (próteses) e as artroscopias (cirurgias nas quais se utilizam modernas técnicas com pequenos furos e microcâmeras ao invés de grandes incisões), o que vem garantindo, na maioria dos casos, excelentes resultados pós-operatórios.